quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Transporte Público

O transporte público em Adelaide é diferente das outras cidades, como Sydney e Melbourne. Ele não é tão avançado e, pelo que andei vendo, é mais caro. Mas isto não significa que ele seja ruim.

Basicamente, podemos contar com 3 meios de transporte: Trem, tram (colocamos a foto em um dos posts) e onibus.

O trem e tram não passam por todos os bairros então ainda tem muita gente que depende exclusivamente dos onibus (que não são tão rápidos).

O maior problema dos onibus é que eles não rodam com muita frequencia no final de semana e também que a maioria acaba passando pelo centro da cidade...ou seja...se você mora no sul e quer se deslocar para algum lugar no sudeste, talvez não exista um onibus que faça este caminho direto. Terias que, primeiro, ir para o centro e lá pegar outro onibus para ir até o seu destino final. Final de semana passado passamos por um caso parecido. Queríamos ir para a casa de um casal de amigos que fica a uns 20 minutos de carro de onde moramos, mas não havia onibus que nos levasse lá direto. Tivemos, então, que ir até o centro e de lá ir até a casa destes amigos. Levamos mais de 1 hora.

Dentro do centro (mais conhecido como CBD - city business district) é possível utilizar o tram de graça.

Quanto aos gastos, vou falar dos mais utilizados:

  • Adult Multi trip (peak): Este é o ticket que dá direito a 10 viagens (trem, tram e bus), durante o horário de maior movimento (das 15hs até as 9hs do dia seguinte) e sai por AU$29,00.
  • Adult Multi trip (interpeak): Este é o ticket que dá direito a 10 viagens (trem, tram e bus), durante o horário de menor movimento (entre as 9 e 15hs, somente durante os dias de semana) e sai por AU$15,60.

Importante:

  • O ticket te dá direito a 10 viagens. Se você precisar pegar 2 ou 3 onibus, utilizará apenas 1 destas viagens. Cada vez que você entrar no onibus, trem ou tram, precisará validar o ticket. Nele será impresso um horário (2 horas depois) no qual irá expirar aquela viagem. Enfim, cada viagem tem um prazo de validade de 2 horas. Se você for no supermercado de onibus e voltar para casa dentro de 2 horas, pagará apenas 1 viagem.
  • Os tickets não podem ficar próximos a equipaments eletrônicos. É óbvio que os novatos já tiveram que trocar os tickets 2 vezes pois deixaram perto do celular.

Acima é uma foto do ticket mais utilizado (adult multitrip - peak). É um antigo (como podem ver, o preço estava um pouco mais baixo). Este já utilizou todas as 10 viagens...é só ver pela quantidade de horários que estão impressos. Ou seja, esta pessoa entrou no primeiro transporte 2 horas antes do horário marcado no ticket.

Nenhum comentário: