segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

E vai pesquisar....

É claro que a maioria não escolhe um país por acaso....digo a maioria porque sempre tem um louco. Ninguém pega um globo, gira e de olhos fechados coloca o dedo em algum lugar e diz: "É pra lá que eu vou!".

Todo o processo envolve pesquisa...muita pesquisa....ainda mais quando a ideia é de se morar permanentemente no lugar.

No nosso caso, começamos com lugares conhecidos como sites de agências especializadas e departamento de imigração. São fontes confiáveis e que te dão informações mais abrangentes sobre o dia-a-dia no país e dados mais específicos de como fazer todo o processo de imigração.

Mas isso é suficiente? É claro que não! Afinal das contas, estes sites não te dizem quanto custa um aluguel, quando você vai gastar em supermercado, em transporte....não te dizem como está o mercado de trabalho e por ai vai. As vezes até dizem, mas muitas vezes as informações estão desatualizadas ou até mesmo dando a entender que é tudo 3B...bom, bonito e barato!
Na nossa opinião, é fundamental que se pesquise nas seguintes fontes:
  • Blogs: pessoas morando no país de interesse irão te dar uma ideia melhor de como é o dia-a-dia, como é a qualidade de vida, quais são as dificuldades enfrentadas e outras dicas que consideramos fundamentais. Só que não se pode acreditar em tudo o que é escrito nos blogs. Não estou dizendo que as pessoas mentem, mas é que cada um tem um visão diferente sobre as coisas, cada um tem um objetivo diferente, uma ambição diferente....e cada um tinha uma vida diferente no Brasil e que as vezes pode ser melhor ou pior no exterior....influenciando diretamente a opinião destes sobre o país em questão. Acabamos lendo vários blogs, alguns que já não são mais atualizados e outros que continuam firme e forte e podemos afirmar que todos foram extremamente úteis! Vocês podem ver a lista ao lado.
  • Jornal: Outra ótima fonte para se acompanhar as notícias de um lugar. Hoje, graças a internet, vários tem suas versões online.
  • Fórum: São sites na internet onde as pessoas costumam discutir diversos assuntos sobre um lugar específico. No caso da Austrália, recomendamos o Fórum Canguru (http://canguru.info/).
  • Agências de emprego: É uma ótima maneira de saber como está a demanda por profissionais como você. Além das agências locais (menores), na Austrália existem dois sites essenciais para quem procura informações sobre o mercado de trabalho (Seek - http://www.seek.com.au/ & Career One - http://www.careerone.com.au/).
  • Aluguel: Fundamental! Todos precisam ter uma ideia de quanto irão gastar com aluguel....afinal das contas, normalmente é o que tira o maior pedaço do salário no final do mês. Tem um site ótimo para isto: http://www.realestate.com.au/.
  • Reconhecimento de profissão: Dependendo da sua profissão, você irá precisar reconhecê-la com os orgãos responsáveis na Austrália. Caso contrário, trabalhar que é bom (na sua área), nem pensar!

  • Livros: Existe um que recomendamos muito. Ele possui várias dicas de como é morar e trabalhar na Austrália. Nós compramos ele direto no http://www.amazon.com/ (veio dos EUA). Não sei se tem para vender nas livrarias brasileiras. O livro é: Living and Working in Australia, Fifth Edition: A survival handbook - Autor: David Hampshire.

  • Outros: Aqui entram outros sites que podem te dar uma noção de como é a vida do outro lado do mundo. São eles: supermercados, lojas de departamento (afinal das contas, vocês irão precisar comprar roupas, eletrônicos etc.), universidades, cursos técnicos, compra de carro e por ai vai. Alguns vocês podem encontrar na lista ao lado.

Nenhum comentário: