sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Serviços ao Immigrante

Conforme já haviamos comentado, em outro post, o estado de South Australia oferece diversos serviços aos imigrantes...para que o processo de adaptação seja mais tranquilo.
  • Casa do Governo: O governo tem algumas casas na cidade que ele direciona para os novos imigrantes porém, como a demanda é alta, não são todos que conseguem....e este foi o nosso caso. O aluguel é mais barato e eles te deixar ficar na casa por até 3 meses que é o tempo que eles consideram ideal para organizar sua vida aqui.

  • Meet and Greet: Este é o serviço onde eles alocam um voluntário para te buscar no aeroporto e te levar para a nova casa (seja onde for). Ele também te leva no supermercado e te dá várias dicas sobre o que fazer na primeira semana (conta em banco etc.). Todos elogiam muito este serviço mas nós não podemos falar muito. Pq? Estava tudo certo para um voluntário nos buscar no aeroporto mas quando chegamos.....cadê ele? Procuramos por tudo e nada! Tentamos ligar para os números que haviam nos dado e nada! Que beleza....e me disseram que aqui as coisas eram organizadas (foi o que pensei na hora). Pegamos um taxi e fomos para a nossa casa temporária. No dia seguinte, fui até o escritório da Imigração questionar eles sobre o ocorrido e também para pegar meu pacote de boas vindas (um Street Directory - mapa das ruas etc.). Me disseram que não sabiam pq o voluntário não apareceu e que não estavam conseguindo falar com ele. Enfim, não é normal acontecer este tipo de coisa. Nos reembolsaram o valor do taxi e nos deram as boas vindas oficiais!

  • Skills Recognition Services: É um orgão do governo que auxilia no reconhecimento de sua profissão/educação. Se você levar o diploma da graduação ou pós graduação, eles fazem o reconhecimento e te dizem se é equivalente a um curso australiano. Alguns empregadores pedem e também pode facilitar na hora de querer cursar um curso específico. Este documento é carimbado pelo Governo de South Australia. Este mesmo lugar auxilia na busca por emprego: dá dicas de onde procurar, como fazer o CV etc.

  • Interlink Employment Program: É um curso realizado pelo TAFE (tipo um Senac ai no Brasil), de 4 semanas (full time), que dá dicas de como conseguir emprego. Eles te mostram como abordar as empresas, melhorar o CV, ajudam no networking (te colocam em contato com pessoas/empresas da sua área). Dizem que 80% das pessoas que fazem o curso saem empregados. Eu ainda não fiz...me inscrevi para o que começa na metade de Novembro. O preço do curso é AUD2.100 mas para nós, imigrantes, sai por AUD98,00. E ainda ganhas a carteira de estudante (válida por 1 ano) que te permite pagar mais barato no transporte público etc.

  • Women Session: O nome não é bem este mas basicamente é um encontro semanal somente para imigrantes do sexo feminino. Serve para praticar o ingles, fazer novas amizades, conhecer um pouco da cidade (fazem passeios) e da cultura local. A Adriana foi uma vez e ganhou um escorredor de massa e um pacote de miojo. Ela não entendeu muito bem o porque mas estou incentivando ela a voltar lá....assim a gente já vai economizando no supermercado...rsrsrsrsrs.

  • Employment Workshop: De vez em quando, o departamento de Imigração convida uma empresa de recrutamento para fazer uma palestra sobre como procurar emprego na Austrália. Falam de como fazer o CV, como abordar as empresas/agências, enfatizam bastante que aqui as mulheres são tratadas como iguais (direcionado para algumas culturas onde isto não acontece) e por ai vai.

Bom, isto é uma idéia do auxilio que estamos recebendo aqui. É o investimento que eles fazem nas pessoas que irão contribuir para o crescimento da região.

Abraço!

Um comentário:

Marcelo disse...

Eu tinha lido no site do governo de SA sobre esse serviço, pelo que eu já pesquisei parece ser o melhor da Austrália. Adelaide realmente está crescendo em número de imigrantes qualificados.