Em primeiro lugar, aqui voce precisa ir primeiro a um GP (General Practitioner) que irá te examinar e determinar um tratamento. Se for algo que precisa ser (na opinião dele) verificado por um especialista, ele irá te encaminhar.
O problema, para nós Brasileiros, é que estamos acostumados a ir direto no médico que queremos ver...sem passar por um "intermediário". Até porque, aqui na Austrália, muitos destes "intermediários" são péssimos!
Exames também não são muito comuns....os médicos Australianos tentam ao máximo não solicitar exames a não ser que eles tenham a convicção de que é necessário. Um tempo atrás viajei a trabalho e alguns dias antes estava sentindo uma dor na região abdominal....não era uma dor que havia sentido antes, e como estaria passando algumas semanas fora, resolvi ir no médico ver. O primeiro logo disse que era músculo e falou para eu tomar paracetamol (o remédio preferido deles). Não confiei muito e fui em outro....o qual me falou que eu poderia estar com uma inflamação etc. E ai vai minha pergunta...pq não solicitar um ultrasom (ou algo do genero) para ter certeza e deixar eu viajar mais tranquilo? Não. Quando sugeri isto ele disse que era para eu tomar um remédio e ver o resultado...se não passasse a dor, era para voltar e talvez cancelar a viagem. Detalhe...fui no médico na quinta e viajei no domingo....é claro que viajei com dor e por sorte ela passou durante a viagem.
Eu não sou a favor de ficar pedindo exame para qualquer coisa, mas se existe uma dúvida e o exame não é invasivo, então porque não?
Ontem eu tive que ir em outro médico devido a uma lesão que sofri no pé jogando futebol (dedão). Chegando no famoso GP, mostrei para ele o que estava me incomodando e a conversa foi a seguinte:
GP: Voce gostaria que eu solicitasse um raio X do seu dedão? Pode ter sofrido uma fratura.
Eu: Hummmm....Voce acha que um raio X é necessário? é por isto que eu vim....
GP: Olha, se voce quiser saber o que houve com o seu dedão, eu posso solicitar um raio X. Voce gostaria que eu solicitasse? Assim saberemos qual o tratamento a ser realizado...
Resposta que eu gostaria de ter dado: Não....eu não quero que voce solicite um raio X porque eu não quero saber o que houve com o meu dedão. Eu vim aqui só bater um papo contigo porque o meu dia no trabalho tá um saco e tava louco para dar uma saida....achei que ir no médico seria uma boa opção.
Enfim, achar um bom GP aqui está sendo uma luta!
4 comentários:
Hahaha, os médicos australianos podiam fazer um show de humor hein Bruno!lool
Mas e as mudanças na imigração para 2012 hein...tou sabendo que as coisas vão de mal a pior(pro meu lado né).Vou prestar vestibular pra odontologia esse ano.Será que o fato de ter uma "expressão de interesse" aprovada pelo governo vai realmente dificultar ou será só uma burocracia a mais?
Abs, Vinicius
Bom, acho que tu teve azar mesmo com os GPs, pelo menos aqui em Perth o atendimento é muito bom, e todas as vezes que precisei para minha família uma das primeiras coisas que pendem é exames antes de dar alguma medicação ou tratamento específico. Mas vai da sorte mesmo, só que no início tb achamos chato esse esquema de ter que ir em um GP e não ter direto um especialista. Quem sabe na próxima tu encontra uma clínica e um GP de boa qualidade. Abs.
não sei a quantos anos vc mora na austrália, mas aqui no brasil o sistema de saúde foi praticamente copiado de países como canadá e austrália. está a mesma coisa, pelo menos com o SUS. aqui o intermediário, no caso, é o clínico da família. tudo e pra qualquer coisa tem que passar pelo clinico primeiro para depois consultar um especialista, a mesma coisa de antes, só que 3 vezes mais lento. vc é brasileiro e sabe o que estou falando, né?
não existe médico particular na austrália também não? é foda!
Olá Bruno, eu sou dentista e gostaria de saber se vc poderia me dar dicas de como validar meu diploma pra austrália, ou pode me indicar alguém que esteja fazendo este processo. Vc tem facebook? O meu é Caroline Trojaner Nunes, ou me manda um email para: carolinetn@gmail.com
Obrigada!
Postar um comentário