terça-feira, 3 de novembro de 2009

O-Bahn

Normalmente quando falamos em O-Bahn, a primeira coisa que vem a mente é Alemanha pois foi lá que o Bahn foi originalmente criado e colocado em prática. Trata-se de um projeto realizado pela Daimler Benz, na cidade de Essen, para permitir que os onibus utilizassem os mesmos tuneis que os trams (espécie de bonde/trem). Isto tudo para que os onibus evitassem o congestionamento, fazendo a viagem no mesmo mais rápida.

Mas o que isto tem a ver com Adelaide? É que aqui também tem!!!

Em 1986, a rota, chamada de O-Bahn, foi introduzida ao sistema de transporte público de Adelaide, sendo considerada a via, de onibus guiado, mais longa e rápida do mundo!

Devido ao crescimento de alguns bairros em uma região ao norte da cidade, foi realizado um estudo para ampliar a linha de trem porém chegou-se a conclusão de que a O-Bahn seria mais barata, mais rápida, mais silenciosa e ocuparia menos espaço do que uma linha de trem. Também levou-se em consideração a facilidade do onibus sair da O-Bahn e circular pelas demais ruas dos bairros.

A O-Bahn de Adelaide tem 12km de extensão e os onibus podem chegar a 100km/h. Eles possuem pequenas rodas na frente que engatam nos trilhos e permitem que o motorista largue a direção (o único trabalho dele é acelerar!!!).

O onibus anda em uma espécie de trilho que foi feito sob medida. Se algum carro tentar andar, devido a largura do mesmo e dos pneus, ele ficará preso no meio dos trilhos e isto resultará em uma bela despesa no mecânico.

Algumas fotos:

Vocês também podem dar uma olhada no vídeo: www.youtube.com/watch?v=HTF_blzvmAM

2 comentários:

Francine e Gustavo disse...

Estou adorando o blog de vcs... estamos esperando pelo nosso visto e já dá pra sentir as emoções do q vai se passar conosco por aí!!!
Gostaria de manter contato com vcs se for possível!!!
Abraço Francine e Gustavo.

Adriana e Bruno disse...

Oi Francine e Gustavo!

Com certeza as emoções serao muitas! E claro que podemos manter contato. Se tiveres alguma pergunta/duvida, nos manda um email para bscheidt@hotmail.com.

Abraco!
Bruno