sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O que South Australia oferece para imigrantes

Uma das coisas que nos levou a escolher South Australia como sendo nossa futura casa são os serviços prestados aos imigrantes.

Quando inciamos nossa pesquisa, encontramos um site chamado Make the Move (que hoje faz parte do site do governo de South Australia - http://www.migration.sa.gov.au/). Nele existem diversas informações sobre tipos de visto, como procurar emprego, economia etc. Mas o que mais nos chamou a atenção foi que, depois de ter preenchido um formulário neste site e aguardado em torno de 1 mês, recebemos em nossa casa aqui no Brasil, um pacote com alguns panfletos para nos dar uma idéia de como é a vida no estado de South Australia. Também enviaram um CD que contava a história de alguns imigrantes.

Hoje, pelo que tenho visto, não estão mais enviando este pacote, porém disponibilizaram as mesmas informações no seguinte endereço: (www.migration.sa.gov.au/centric/migrate_from_overseas.jsp).

Outro serviço que o estado oferece são os "On arrival services". São eles:

  • Meet and Greet: eles te buscam no aeroporto, te levam para fazer a primeira compra no supermercado e te informam sobre as primeiras coisas que voce deve fazer e como faze-las (abrir conta em banco, registro com a Medicare, conseguir o tax file number etc.);
  • On arrival public accommodation: o governo disponibiliza uma casa ou apartamento a um aluguel mais baixo do que aquele praticado pelo mercado, durante no máximo 12 semanas;
  • Skills recognition services: ajuda no reconhecimento dos estudos etc.
  • Employment Linkages Services (ELS): auxilia os imigrantes na busca de empregos, dando dicas de quais vagas podem conquistar considerando a experiência profissional de cada um.

Se voce está pensando em ir para South Australia, recomendamos que voce acesse este site. Além do que comentamos acima, tem várias outras coisinhas para ler.

Abraços!

Nenhum comentário: