terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Visto 495 (Skilled Independent Regional) - antigo 475

Conforme mencionamos no post anterior, existem diversos tipos de vistos e o tipo que você irá conseguir depende muito da condição de preencher os pré-requisitos solicitados pelo governo Australiano.

No nosso caso, quando estávamos pensando em ir para a Austrália, encontramos um questionário online que nos ajudou a ter uma idéia do visto que poderíamos obter. Após fazer isto, entramos em contato com uma agência de imigração que nos aplicou um questionário similar e, em função da pontuação obtida, fomos informados de que o melhor visto para nós seria o 495 (antigo 475).

Isto fazendo o processo no meu nome. Se fossemos fazer no nome da Adriana, poderíamos ter aplicado para outro visto (em função da profissão dela - Dentista) porém ai demoraria muito mais para sair uma vez que ela teria que fazer o reconhecimento da profissão primeiro...e este é um processo bem longo no caso dos dentistas (será explicado em um novo posto....em breve).

Mas, o que é o visto 495???

Programa de Migração Regional Temporária (SIR - Skilled Independent Regional)

Devido ao elevado crescimento econômico de determinadas regiões da Austrália e para fomentar o crescimento populacional, o governo australiano pôs em vigência, a partir do dia 1° de julho de 2004, um programa de vistos temporários de trabalho chamados de vistos Skilled Independent Regional (SIR).

Trata-se de vistos temporários válidos por três anos para que os imigrantes interessados se estabeleçam nessas regiões durante pelo menos dois dos três anos de vigência do visto. Após esses dois anos poderão solicitar um visto de residência permanente.

A principal vantagem destes vistos é que requerem uma pontuação menor do que a exigida para o programa geral independente de migração qualificada, motivo pelo qual apresentam uma nova alternativa para as pessoas que não atingirem os 120 pontos.

Os requisitos para estes vistos são:

  • Cumprir com os requisitos básicos;
  • Alcançar 100 pontos dentro do programa de Migração Qualificada;
  • Contar com o patrocínio do Governo de uma área que participe do programa;

Atualmente os governos que estão envolvidos fortemente na promoção deste tipo de vistos são os Estados de South Australia, Tasmânia e o Northern Territory, as Seções Regionais do Estado de Victoria (que não inclui Melbourne e as suas áreas metropolitanas), Queensland (que não inclui Brisbane, Gold Coast e as suas áreas metropolitanas) e Western Australia (que não inclui Perth e suas áreas metropolitanas).

South Australia tem como atração principal a sua capital, Adelaide, que está incluída dentro das regiões que participam do programa, razão pela qual os imigrantes que tiverem acesso através do patrocínio de South Australia também poderão radicar-se na capital.

Para os programas de South Australia e da Tasmânia é suficiente que a profissão esteja incluída na lista de Ocupações em Demanda, que a pessoa evidencie ter pesquisado exaustivamente as possibilidades de emprego na região e demonstre um verdadeiro compromisso de estabelecer-se lá.

Queensland, Western Australia, Victoria e o Northern Territory têm suas próprias listas de profissões para os vistos SIR, embora para a Victoria seja possível obter o patrocínio caso a profissão esteja fora da lista. Porém, a pessoa deve contar com uma oferta de emprego de uma empresa na região.

Uma vez decorridos dois anos de moradia em uma área nomeada, poderá solicitar-se um visto de residência permanente em alguma das categorias independentes ou em uma nova categoria permanente com patrocínio estatal para aqueles que moraram dois anos com um visto SIR.

Os Governos que participam anunciaram que todas as pessoas que cumprirem com as condições do seu visto SIR e permanecerem nas regiões participantes, terão acesso a uma nomeação estatal para vistos permanentes. Este visto lhes permitirá posteriormente obter a cidadania australiana, assim como qualquer outro visto permanente.

Características do visto:

  • Visto temporário válido por três anos, dos quais deverá se morar pelo menos dois nas regiões que participam do programa para poder se solicitar o visto posterior;
  • Possibilidade de entrar e sair da Austrália de férias e por motivos pessoais quantas vezes quiser, desde que o tempo total de permanência fora da Austrália não supere doze meses;
  • Acesso a educação pública de primeiro e segundo grau de forma gratuita;
  • Não é possível mudar para outra categoria de visto durante os primeiros dois anos de validade do visto SIR;
  • O visto se converte em um visto de residência permanente (mediante solicitação) do Programa de Migração Regional Permanente de forma simples, bastando cumprir com dois requisitos: Morar durante pelo menos dois anos em áreas que participem do programa e trabalhar durante pelo menos um ano em áreas que participem do programa;
  • Possibilidade de obter a cidadania australiana após morar durante dois anos na Austrália como residente permanente (totalizando 4 anos morando no país)

Fonte: site Viva Na Australia (www.vivanaaustralia.com)

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia Adriana e Bruno!!!
Estou aqui lendo todos os posts do blog de vocês, acho que vocês deveria escrever um livro! Muito interessante a saga de vocês!!!...Bom tenho interesse e curiosidade por toda essa aventura em ir para austrália e adivinhem...Sou dentista também!rs

Espero poder trocar e-mails com vocês!

Enfim, uma dúvida sobre esse post...

De repente não daria para eu ir para austrália com esse visto SIR e estando lá ir fazendo o processo de revalidação de diploma e etc?! Penso que talvez já estando aí as coisas possam correr melhor, não sei é uma dúvida de muitas que virão!rs...

Abraço para vocês e muito sucesso por ai!!!

Rodrigo.