sábado, 7 de fevereiro de 2009

Odontologia na Austrália

O processo de validação do diploma de Cirurgião-dentista na Austrália é longo, dificil e extremamente caro. Tenho mantido contato com colegas que estão fazendo o processo, ou mesmo, já o terminaram; e todos são unânimes: precisa muito tempo, estudo e dinheiro, mas vale a pena no final.

Salário? Um dentista ganha de 70 a 150 mil dolares por ano.

Começando. Os passos são:
  • Assessment. http://www.dentalcouncil.net.au/. Basicamente, é reconhecer os estudos (comparando o currículo com o da Austrália) e comprovar experiência profissional. Só depois de completar esta fase, podes iniciar com as provas (preliminary e final).

  • Preliminary. São 160 questões dividido em 2 dias. E no primeiro dia também tem a parte escrita, composta de 5 perguntas no qual uma é compulsória e outras duas você escolhe entre as 4. Isso, você responde 3.

  • Final examination: É um exame de uns 6 dias. De manhã e tarde. Os 2 primeiros dias de prova escrita. Os outros dias são as provas práticas em manequim e paciente.

Após passar em todos os pontos acima, basta se inscrever no regional board e procurar emprego.

O processo todo deve levar em torno de dois anos, se passar em todas as provas de primeira (o que é difícil!), pois há um bom intervalo entre elas.

O Assessment, o OET e o Preliminary podem ser realizadas em Brasília ou na Austrália, mas o Final só na Austrália. O valor total deve ficar em torno de AU$ 7800. Os valores são maiores sendo feitos no Brasil (também levando-se em consideração que terias que gastar com obtenção de visto, passagem para a Austrália, e estadia, para realizar o final examination).

Como nós conseguimos realizar o processo de visto pela profissão do Bruno, decidimos realizar toda validação da odontologia na Austrália. Não iniciei nada ainda, por enquanto só peguei material com alguns conhecidos, comprei alguns livros e estou incrementando meu inglês. Chegando lá espero fazer tudo com calma e trabalhar como Dental Assistant nesse meio tempo.

12 comentários:

Celso disse...

Oi Adriana e Bruno,

Legal o seu blog!
Muito legal vcs falarem dos detalhes de odonto, pois muita gente pergunta a respeito.

Abração

Celso

Anônimo disse...

Oi Adriana,
Parabéns pelo blog.
Tb sou dentista, aqui em SP e estou iniciando o longo/custoso processo de reconhecimento da nossa profissão, não na Austrália, mas na NZ. Se puder entrar em contato pra trocarmos idéia ,seria ótimo.

Abc,
Juliane

Adriana e Bruno disse...

Oi Juliane
Vamos conversar com certeza. Me envia um email para:adrianaandrighetto@hotmail.com. Abraco Adri

Francine disse...

olá Adriana e Bruno!
Eu e meu noivo estamos aguardando o nosso visto de imigração. Também sou dentista e estamos fazendo o visto pelo Gustavo, q é engenheiro.
Será ótimo trocar idéias com vcs! Adorei o blog!
Parabéns pelo visto, vcs devem estar felizes da vida aí na Austrália!
Abraço, Francine.

Vanessa Ribas disse...

Olá Adriana e Bruno! Meu nome é Vanessa, sou dentista em Floripa, mas sou de Porto Alegre. Estou querendo morar na Austrália e coleto informações para exercer a profissão aí! Sou endodontista e osdontopediatra. Gostaria de informaçòes e trocar idéias com vcs. Obrigada

Anônimo disse...

Vanessa
Envia um email para mim com as tuas duvidas, que respondo.
Abraco Adriana

Naty e Cadu disse...

Oi Adriana e Bruno! Sou dentista e estou mudando p/ Austrália no início do ano que vem! Vcs sabem qual a matéria que eles abordam mais na prova?
Obrigada!!

Adriana e Bruno disse...

Oi Naty e Cadu
Infelizmente é dificil dizer qual matéria abordam mais nas provas. As provas abordam praticamente tudo que aprendemos na faculdade.Além das áreas clínicas, abordam bastante biosseguranca e saude geral/odonto/farmaco.... Pois é, vale a pena revisar tudo. You never know.

Anônimo disse...

Oi Adriana, tb tenho interesse de seguir carreira de dentista na australia, será q é mesmo tããão dificil assim?
Mas antes eu teria que estudar muito, gostaria de saber qual a dificuldade para trabalhar como Dental Assistant nesse meio periodo.
Muito obrigado pela atençao.
Qq coisa e/ou infromaçoes eu agradeço muito, pode mandar no email se preferir, renatollp@hotmail.com

Thiago disse...

ola casal,

Estou iniciando o processo de visto na Australia.
Eu (Thiago) sou Engenheiro Mecânico e a minha noiva (Camilla) é dentista.
Somos do rio de janeiro.

Vou fazer o exame do IELTS e fazer todo o processo sendo a minha noiva (futura esposa pois vamos casar em setembro de 2012) será a minha dependente no processo.

Sei que na minha áera não é difícil conseguir emprego porém para a minha noiva vi que é bastante difícil conseguir emprego na área de dentista.

Ela está fazendo especialização em proteste. Saberiam me informar se enesta área de protese e bem reconhecido?

Bo-mm parabéns pelo Blog é bastante interessante e ajuda bastante para tirar as dúvidas de imigração para Australia.

Desde já obrigado pela ajuda.

Grato,

Thiago e Camilla
Meu e-mail: thiago.sarlo@gmail.com
Facebook: Thiago sarlo

Anônimo disse...

Olá Adriana e Bruno,
há tempos penso em revalidar meu diploma, porém sou dentista recém formado. Sabem me dizer se é necessário algum período de experiência profissional para se realizar a revalidação?

Abraço, J. Henrique.

Nathalia disse...

Oi Adriana e Bruno,
gostaria de saber como conseguimos emprego na austrália, se é melhor sermos empregados ou montar consultorio? também queria saber se dá para fazer o curso preparatório para as provas e ser Dental Assistant enquanto isso.
Alguém sabe o salário de Dental Assistant e se dá para estudarmos la.. fazer uma pós, alguma coisa assim sem essas provas? também queria saber se vocês sabem quanto tempo de experiência precisa ter pra poder trabalhar lá.
Obrigada.